Ataque armado durante festa de 15 anos deixa pelo menos seis mortos no México, em novo episódio de violência no país.

Um ataque armado durante uma festa na madrugada desta sexta-feira (29) deixou pelo menos seis pessoas mortas na cidade de Sonora, localizada no noroeste do México. Segundo informações da procuradoria regional, o incidente ocorreu durante a comemoração de aniversário de uma menor de idade.

De acordo com a mídia local, outras 26 pessoas teriam sido vítimas fatais no ataque. Este é mais um episódio violento que assola o país nos últimos tempos, já que menos de duas semanas atrás, 11 pessoas foram assassinadas a tiros em uma celebração natalina no estado de Guanajuato, no centro do México.

Os atiradores invadiram a festa de 15 anos de um jovem no município de Cajeme e, de acordo com a procuradoria de Sonora, foram até o suposto “líder de um grupo criminoso”, que era acusado de feminicídio, sequestro e associação criminosa. O ataque resultou na morte dele e de outras cinco pessoas, além de deixar outras feridas, mas detalhes adicionais não foram fornecidos.

A imprensa local relatou que a maioria das pessoas na festa tinha entre 14 e 16 anos. Infelizmente, no México, tiroteios em festas em municípios distantes são recorrentes, o que remete à luta contra o tráfico de drogas e ajustes de contas entre criminosos.

Desde 2006, o país registrou mais de 420 mil assassinatos, com a maioria relacionada à violência decorrente do tráfico de drogas. Em um incidente similar em 17 de dezembro, 11 pessoas morreram durante uma festa de Natal no município de Salvatierra, Guanajuato.

Em meio a mais uma tragédia que atingiu um evento festivo, as autoridades ainda estão investigando as motivações por trás desse ataque. A triste realidade do aumento da violência no México permanece como um desafio significativo para o governo e a sociedade, que buscam soluções eficazes para conter a onda de criminalidade que tem assolado o país nos últimos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo