Banco Central argentino anuncia emissão de notas de 10 mil e 20 mil pesos em meio à inflação de 211%

No mesmo dia em que foi divulgada a notícia da inflação de 211% em 2023, o Banco Central argentino (BCRA) anunciou que planeja lançar novas notas de 10 mil e 20 mil pesos ao longo deste ano. A justificativa para a emissão dessas denominações é que ela facilitará transações entre usuários, tornará a logística financeira mais eficiente e reduzirá os custos de aquisição de cédulas prontas.

A emissão dessas notas envolve, obviamente, questões estéticas. A diretoria do BCRA decidiu utilizar desenhos existentes pertencentes à família “Heroínas e Heróis da Pátria” para as novas cédulas, a fim de economizar custos e reduzir os tempos de produção. Com relação às imagens das novas notas, foram anunciadas algumas informações. A cédula de 10 mil pesos contará com as imagens de Manuel Belgrano, criador da bandeira Argentina, e María Remedios del Valle, heroína da Guerra da Independência. Já a cédula de 20 mil pesos terá como protagonista Juan Bautista Alberdi, além de outras ilustrações significativas.

Conforme anunciado pelo BCRA, as novas cédulas manterão o mesmo tamanho das notas em circulação e serão impressas em papel de algodão, com as proteções tradicionais, como a marca d’água e o fio de segurança. Além disso, sistemas especiais de impressão serão utilizados para incorporar recursos de segurança que permitirão o reconhecimento das notas por máquinas, além do público em geral.

Espera-se que as novas cédulas estejam disponíveis ao público a partir do mês de junho. Até então, a cédula de maior valor nominal era a de 2 mil pesos, lançada em fevereiro do ano anterior, mas que perdeu 21% de seu poder de compra devido à inflação. Com a circulação das novas notas, o BCRA busca, além de facilitar transações e reduzir custos logísticos, adaptar-se à realidade econômica do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo