Ministra afirma que rede coordenada atuará para garantir a lisura do Concurso Público Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que uma rede coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça atuará para garantir a lisura do Concurso Público Nacional Unificado, popularmente chamado de “Enem dos Concursos”. Durante o programa “Bom dia, Ministra”, a ministra da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) falou sobre a importância dessa rede, que inclui a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e forças de segurança dos estados, como polícia militar, polícia civil, bombeiros e Defesa Civil.

O objetivo dessa rede é garantir total lisura na realização do concurso, evitando fraudes e outros tipos de ameaças que possam comprometer a integridade do certame. Segundo a ministra, esse esforço também busca garantir igualdade de condições para toda a população brasileira que deseja participar do concurso público. Ela ressalta a importância de um processo seguro e com total segurança para evitar questionamentos e problemas decorrentes da prova.

A experiência do governo federal na realização do Enem contribuiu para o planejamento e execução do concurso em um prazo relativamente curto de cerca de seis meses. A ministra ressaltou que toda a expertise adquirida com o Enem está sendo aplicada no Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como o “Enem dos concursos”.

Este esforço para garantir a lisura do concurso é de extrema importância para a transparência e credibilidade do processo seletivo. A atuação conjunta de diversos órgãos de segurança e inteligência é fundamental para assegurar que o certame aconteça de forma justa, transparente e livre de fraudes. Este é um passo fundamental para criar um ambiente de igualdade de oportunidades e garantir a lisura e segurança do processo de seleção. O anúncio da ministra reforça o compromisso do governo em promover concursos públicos justos e que proporcionem oportunidades iguais para todos os brasileiros que desejam ingressar no funcionalismo público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo