Homenagem a 14 mestres de capoeira octogenários marca abertura do 5º Rede Capoeira em Salvador

Na quarta-feira, 24 de agosto, acontece em Salvador (BA) a homenagem a catorze mestres de capoeira com mais de 80 anos de idade, na abertura do 5º Rede Capoeira. O evento reúne representantes de todo o Brasil e de pelo menos 20 países e está programado para seguir até o dia 27 no Centro Histórico da cidade. A programação do evento inclui rodas de capoeira, oficinas, competições, shows e debates, além de contar com a presença de importantes figuras, como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a pedagoga Mônica Beltrão, o neurocientista Sidarta Ribeiro e o escritor Jorge Columá.

Os mestres octogenários brasileiros, considerados os mais antigos do País, receberão durante o evento o reconhecimento como heróis nacionais e guardiões dos saberes, pelos serviços prestados à cultura nacional. Como prêmio simbólico, eles serão agraciados com uma estatueta contendo uma escultura do Sankofa, um pássaro que representa a necessidade de conhecer o passado para desenvolver um futuro melhor. Os homenageados são os mestres João Grande, Acordeon, Boca Rica, Brandão, Felipe de Santo Amaro, Olavo, Pelé da Bomba, Brasília, Virgílio, Cafuné, Carcará, Curió, o carioca Celso e Mestre Sombra.

Durante os quatro dias do evento, estão previstos debates sobre temas relacionados ao futuro e às necessidades do setor, junto a mestres, ativistas e artistas que propagam as tradições. As atividades ocorrerão em dois locais simbólicos: o Espaço Cultural da Barroquinha e o Mercado Modelo, e incluirão shows de Tonho Matéria, Gerônimo, Ganhadeiras de Itapuã e a banda Viola de Doze, assim como rodas de capoeiras com os mestres, oficina de berimbau, palestras e cortejo dos Filhos de Gandhy.

O evento é uma realização do Projeto Mandinga, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura Municipal de Salvador. O idealizador do evento, Mestre Sabiá, ressalta a importância da capoeira na sociedade, afirmando que a atividade tem um valor pedagógico ao trabalhar o equilíbrio, a musicalidade, a coordenação motora e o lado lúdico, principalmente na criança. Ele destaca também que a capoeira está presente em locais com dificuldades sociais ou situações menos privilegiadas, exercendo a função de educador e sendo uma referência positiva para muitos jovens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo