Plano do Samu para o Carnaval 2024 inclui acréscimo de posto médico avançado e 50 motolâncias no Marco Zero.

Na manhã desta quarta-feira (24), o Serviço Móvel de Urgência apresentou o plano de ações para o Carnaval 2024 em evento realizado na sede da Neoenergia, localizada no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Uma das principais novidades para esse ano é a implementação de um posto médico avançado e o direcionamento de mais 10 motolâncias para o polo do Marco Zero, que concentra a maior operação da corporação. No total, serão disponibilizados 50 veículos de duas rodas para prestar socorro na região.

O Marco Zero funcionará todas as noites do Carnaval, dando início às atividades às 19h do dia 8 de fevereiro, considerando a extensão da festa nesse ano. Além disso, o Samu atuará nos principais blocos da capital pernambucana durante os três períodos da festividade.

Durante o desfile do Galo da Madrugada, o Samu contará com um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para atender vítimas de acidentes de trânsito, bem como uma unidade de suporte a incidentes com múltiplas vítimas, além de cinco postos médicos avançados e 50 motolâncias.

Nas últimas edições do Galo da Madrugada, os atendimentos do Samu têm apresentado uma redução no número de ocorrências. Em paralelo, no Marco Zero, as equipes do Samu atenderam 432 solicitações e 335 ocorrências em anos anteriores.

Após o Carnaval, uma unidade de suporte básico e dois quartetos de motolâncias serão mantidos para atender os foliões do bloco Os Irresponsáveis, que desfila na Quarta-feira de Cinzas, em Água Fria, na Zona Norte do Recife.

Segundo o coordenador geral do Samu, Eduardo Gomes, a maioria das ocorrências registradas durante o Carnaval é de pequenos traumas e consumo de bebidas alcoólicas. Ele alerta para que as pessoas tenham cuidado nos exageros e se alimentem de forma adequada, além de manterem-se hidratadas.

Além do Samu, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco também estará de prontidão para atender as pessoas durante a festa e fazer vistorias de regularização e inspeção nas estruturas físicas montadas, como camarotes. Os pedidos de fiscalização dessas estruturas podem ser feitos até o dia 31 deste mês.

O Centro de Operações da Prefeitura do Recife também atuará antes, durante e depois do Carnaval, com fiscalização de possíveis ocorrências. Em caso de necessidade, o órgão acionará todos os envolvidos no evento para buscar soluções efetivas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo