Sindicato de segurança dos aeroportos alemães convoca greve por aumento salarial e inflação em alta

O sindicato de profissionais de segurança dos aeroportos alemães convocou, nesta terça-feira (30), uma greve na maioria dos principais terminais do país para a próxima quinta. A mobilização por melhores salários inclui os aeroportos de Frankfurt, o maior da Alemanha, assim como os terminais de Hamburgo, Bremen, Berlim, Colônia, Düsseldorf, Leipzig, Dresden, Erfurt e Stuttgart. O aeroporto de Munique, o segundo em importância, não faz parte da lista, informou o sindicato do setor, Verdi.

Segundo informações do sindicato, a greve é uma forma de pressionar as empresas encarregadas da segurança nos aeroportos a conceder aumentos salariais. Os profissionais estão reivindicando um aumento de 2,80 euros (3,03 dólares ou 14,91 reais na cotação atual) por hora para os 25.000 funcionários do setor, com o intuito de compensar a inflação. A inflação na maior economia europeia foi de 5,9% em 2023, impulsionada por aumentos nos preços da energia e alimentação.

As reivindicações de melhores salários não estão restritas apenas aos profissionais de segurança nos aeroportos. Na semana passada, uma greve de condutores de trens paralisou o país, evidenciando a insatisfação social que enfraquece a coalizão do chanceler socialdemocrata Olaf Scholz. A impopularidade do chanceler atinge níveis recordes, o que indica um desafio político para a liderança do país.

A mobilização dos profissionais de segurança dos aeroportos alemães é mais um reflexo da tensão social e econômica que tem se manifestado de forma recorrente em diversos setores da Alemanha. O impacto das greves e reivindicações salariais na economia e na política do país

A situação coloca em xeque a capacidade do governo de lidar com as demandas dos trabalhadores e reforça a necessidade de diálogo e negociação para encontrar soluções que atendam tanto aos interesses dos profissionais como das empresas, de modo a garantir o funcionamento adequado dos terminais aéreos e o equilíbrio econômico do setor. A expectativa é que as partes envolvidas busquem uma saída para o impasse, mediante negociações que contemplem, de forma justa e equilibrada, as demandas salariais dos profissionais e as condições necessárias para a operação dos aeroportos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo