Ministro da Educação confirma publicação do resultado da primeira chamada do Sisu no início da tarde desta quarta-feira (31)

O Ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que o resultado com os selecionados da primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deve ser publicado no início da tarde desta quarta-feira (31).

A previsão inicial era de que os resultados fossem divulgados na terça-feira (30), através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Entretanto, por volta das 14h, a página informou que a consulta já estava em processo, porém, devido a alta demanda, um problema técnico no sistema ocorreu e os protocolos de homologação tiveram que ser reiniciados.

Devido a essa situação, Camilo Santana informou que, por conta do atraso da inscrição do Sisu, já está sendo estudada a possibilidade de prorrogar as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024, previstas para encerrarem nesta sexta-feira (1º). “Talvez haja necessidade de prorrogar também por mais 24 horas o Prouni”, disse o Ministro. Segundo ele, “o importante é que temos feito um esforço enorme para todas essas datas e essas inscrições se anteciparem, porque nós vamos ter um início do ano letivo agora já em fevereiro e março deste ano, e garantir que o aluno já ingresse na universidade no início do semestre”.

A equipe de TI do Ministério da Educação está trabalhando para resolver o problema e fazer o resultado ser divulgado o mais breve possível. “Nossa equipe de TI já está resolvendo o problema e o resultado deve ser publicado no início desta tarde”, informou o Ministro.

Essa situação também pode impactar o cronograma do Prouni, que pode ter o prazo de inscrições prorrogado devido aos problemas enfrentados pelo Sisu. Contudo, a decisão ainda está em análise.

Por fim, o Ministro reforçou que todas as medidas adotadas têm como objetivo principal garantir que as datas e inscrições se antecipem, para que o início do ano letivo ocorra em fevereiro e março, possibilitando o ingresso dos alunos na universidade no início do semestre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo