Ministro da Justiça apresenta balanço de sua gestão com ênfase na redução de crimes e porte de armas.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, fez um balanço do seu período à frente da pasta em seu último dia no cargo, destacando números que indicam redução de crimes violentos, roubos e porte de armas. A apresentação aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elogiou o trabalho de Dino. Também estiveram presentes o futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o ministro da Defesa, José Múcio.

Dino está deixando o cargo para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) e reassumirá seu mandato como senador. Ele destacou que houve uma queda de 4,17% nos crimes violentos letais intencionais em 2023, além de uma redução de 9,78% nos roubos de veículos e de 40,91% nos roubos a instituições financeiras. O roubo de carga também apresentou uma diminuição de 11,06%. Segundo o ministro, esses números indicam uma redução da força do chamado “novo cangaço”.

Outro dado relevante apresentado por Dino foi a queda de 79% no registro de novas armas em 2023, após o governo ter aumentado as exigências para a compra. Paralelamente, houve um aumento na apreensão de armas ilegais. O ministro destacou que essa redução reflete a reversão de uma “política armamentista demagógica” adotada no governo anterior, que flexibilizou a compra de armas por cidadãos comuns.

Segundo Dino, os resultados obtidos durante sua gestão demonstram que menos armas significam menos crimes, refletindo o panorama apresentado em 2023. Ele ressaltou que os números alcançados foram mérito dos estados, municípios e da polícia federal, que sua gestão coordenou.

O balanço apresentado por Flávio Dino reforça a sua atuação em prol da segurança pública e da redução dos índices de criminalidade. A transição para a sua sucessão no Ministério da Justiça, com a chegada de Ricardo Lewandowski, reflete um período de mudanças e desafios que continuam a marcar a agenda do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo