Maré Vermelha: Ses-PE investiga intoxicação em banhistas e analisa 278 casos suspeitos em Tamandaré, Pernambuco.

Na cidade de Tamandaré, a população tem enfrentado um problema grave de intoxicação causado pela Maré Vermelha, um fenômeno provocado pela floração de algas nocivas. O caso tem preocupado as autoridades de saúde, que realizaram uma visita técnica para identificar e mapear possíveis casos na região.

Nesta quinta-feira (1º), representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) estiveram presentes na cidade para realizar o levantamento e análise dos prontuários de atendimentos dos pacientes que buscaram o hospital local entre os dias 26 e 30 de janeiro. A intenção é identificar possíveis casos de intoxicação causados pela Maré Vermelha.

De acordo com informações preliminares, 278 casos suspeitos foram identificados nos prontuários do Hospital Municipal, e as suspeitas estão sendo analisadas para eventual confirmação. No entanto, a tendência é que haja a diminuição de casos relacionados ao fenômeno, devido ao momento atual do ciclo da floração das algas. Por enquanto, não há orientação para que os banhistas evitem a ida ao mar ou praia, nem o consumo de moluscos.

Apesar disso, a SES-PE alerta a população para que fiquem atentos ao odor e à coloração da água do mar, que podem sinalizar possíveis novos episódios da Maré Vermelha. Caso seja identificada alguma situação de risco, a orientação é evitar a proximidade com os locais afetados.

Durante a visita, representantes da SES e do município de Tamandaré estiveram na Associação de Pescadores, a convite da presidente da entidade, Maria Madalena, que foi a responsável por alertar sobre o fenômeno. Segundo ela, cerca de 200 pescadores apresentaram sintomas da intoxicação durante a Maré Vermelha. O fenômeno ganhou força neste ano em comparação com ocorrências anteriores.

Diante desse cenário, as autoridades de saúde permanecem em alerta e orientam a população a ficar atenta a qualquer sinal de possível nova ocorrência da Maré Vermelha. Essa questão é complexa e merece atenção para ser cuidadosamente monitorada e controlada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo