Estudantes selecionados no Sisu 2024 têm até quarta-feira para fazer matrícula ou registro acadêmico; saiba como participar da lista de espera.

Os estudantes que foram selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos. O Ministério da Educação (MEC) alerta que é responsabilidade do candidato observar as condições, procedimentos e documentos para a matrícula, além de prestar atenção nos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.

Para aqueles que não foram selecionados nesta etapa, existe a opção de manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas de desistência dos selecionados na primeira chamada até o dia 7 de fevereiro. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único. O ministério informa que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro. Vale ressaltar que o Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. A matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual foi selecionado.

De acordo com o MEC, a universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo. Após o período de matrícula, o próximo passo é aguardar a convocação das universidades e faculdades para o início das aulas e do semestre letivo.

Em um cenário mundial marcado por conflitos, a situação também é preocupante no Oriente Médio. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, realiza nova visita à região em busca de uma trégua em Gaza. Além disso, a Marinha do Brasil assumiu o comando de uma força multinacional contra piratas no Mar Vermelho, demonstrando o protagonismo do país em questões de segurança global.

Com todas essas variáveis, a documentação para a matrícula em instituições de ensino superior, como as exigidas pelo Sisu, é apenas uma parte do desafio de quem busca educação e formação em um contexto de transformações e incertezas. O caminho da educação, assim como das relações internacionais, demanda acompanhamento constante e atualização contínua para compreender e se posicionar diante dos desafios atuais e futuros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo