Projeto de Lei propõe punição para estabelecimentos que facilitarem turismo sexual: “Não à degradação humana”, afirma autor.

O deputado Yury do Paredão (MDB-CE) apresentou o Projeto de Lei 5629/23, que propõe punir estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos que facilitem ou intermedeiem o turismo sexual. A medida alteraria a Lei Geral do Turismo para incluir penalidades como multa, cancelamento do alvará de funcionamento, interdição do local e cancelamento do cadastro no Ministério do Turismo.

De acordo com o parlamentar, a proposta visa combater os nichos de turismo sexual presentes no Brasil, que muitas vezes são facilitados pelos próprios prestadores de serviços turísticos. Para Yury do Paredão, a geração de emprego e renda proporcionada pelo turismo não pode ocorrer à custa da degradação humana.

O deputado ressaltou que a situação tem levado à promoção informal do país como um destino de exploração sexual, prejudicando a imagem do Brasil perante o mundo. Portanto, a proposição pretende coibir esse tipo de prática e proteger a dignidade e os direitos humanos dos envolvidos.

Atualmente, o Projeto de Lei 5629/23 tramita em caráter conclusivo na comissão de Turismo e na comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o projeto não precisará passar pela votação em plenário, seguindo diretamente para o Senado Federal.

A proposta tem gerado debates e discussões tanto favoráveis quanto contrárias, pois envolve questões complexas e sensíveis relacionadas ao turismo e à exploração sexual. Dessa forma, o projeto deverá passar por um cuidadoso processo de análise e avaliação por parte dos parlamentares.

A tramitação do Projeto de Lei 5629/23 ainda deve demorar um tempo considerável, visto que a discussão sobre temas delicados como o turismo sexual requer um debate aprofundado e uma análise minuciosa de todos os aspectos envolvidos. Acompanharemos de perto o desenrolar desse processo legislativo, bem como as opiniões e posicionamentos dos parlamentares e demais envolvidos.

Portanto, a proposta apresentada pelo deputado Yury do Paredão (MDB-CE) é um marco importante no combate ao turismo sexual no Brasil, porém sua implementação e efetividade ainda serão objeto de muitas discussões e ponderações nos próximos meses. Estaremos atentos para trazer atualizações sobre esse tema tão relevante para a sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo