ANTT aprova relatórios finais de concessão dos Lotes Centro Norte 1 e 5, com previsão de R$ 8,6 bilhões em investimentos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta sexta-feira (8), os relatórios finais com as contribuições das audiências públicas referentes aos projetos de concessão dos Lotes Centro Norte 1 (CN1) e Centro Norte 5 (CN5). Ambos os lotes abrangem trechos de importantes rodovias, sendo o CN1 referente a trechos das BR-060/452 em Goiás e o CN5 da BR-364 em Rondônia, que compõem um corredor logístico essencial para a exportação do arco norte do país.

Os relatórios agora seguem para aprovação pelo Ministério dos Transportes e posterior análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os projetos de concessão totalizam investimentos de R$ 8,6 bilhões ao longo de 30 anos. A previsão do Ministério dos Transportes é lançar os editais dos projetos ainda em 2024, dependendo da análise do TCU.

O CN1 inclui trechos das BR-060/GO, compreendendo a extensão entre o Anel Viário de Goiânia até Contorno de Rio Verde e a BR-452 até Itumbiara, totalizando 462,2 km. O projeto de melhoria prevê a duplicação de 31 km, a adição de faixas em pistas duplas e simples ao longo de 124 km, e a construção de 28 km de vias marginais até dispositivos especiais, como passarelas e barreiras acústicas. Está previsto um investimento de R$ 3,2 bilhões para o projeto.

Já o CN5 engloba uma extensão de 686,7 km da BR-364/RO, passando por trechos de Guaporé, Cocal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho. O projeto de melhoria inclui a duplicação de 113,7 km e a adição de 200 km de faixas adicionais, além da implantação do contorno de Ji-Paraná/RO e da via de acesso a Porto Novo, conhecida como Expresso Porto. Ao todo, serão construídos 34,4 km de novas vias, com previsão de investimento de R$ 5,4 bilhões na concessão.

Segundo a ANTT, as melhorias previstas nos projetos visam garantir acesso viário de qualidade ao porto e impulsionar o crescimento de Porto Velho e todo o estado de Rondônia. Com a aprovação dos relatórios finais, avançam os planos para a modernização e expansão das rodovias, fortalecendo a infraestrutura e logística de transporte terrestre no país.

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