Chuva de meteoros Eta Aquariids iluminará os céus do Brasil neste sábado, com até 50 meteoros por hora a olho nu

Neste final de semana, os brasileiros poderão observar a passagem dos meteoros Eta Aquariids, um espetáculo astronômico que promete encantar os amantes do céu noturno. A previsão é de que entre a noite de sábado e a madrugada de domingo seja possível ver até 50 meteoros por hora a olho nu, com uma velocidade impressionante de 65,5 km por segundo.

O pico do evento está marcado para as 2 horas da madrugada de domingo, momento em que os observadores terão a melhor chance de presenciar esse espetáculo luminoso. As condições ideais para a observação incluem escuridão total e um céu limpo, já que a lua estará apenas 14% iluminada, favorecendo a visibilidade dos meteoros.

A chuva de meteoros Eta Aquariids é um fenômeno anual provocado pela passagem da Terra pelos fragmentos deixados pelo cometa Halley. Visível principalmente no Hemisfério Sul nos meses de abril e maio, esse espetáculo celeste costuma atingir seu ápice no início de maio. Os meteoros parecem emanar da constelação de Aquário, daí o nome Eta Aquarids.

Segundo o astrônomo Marcelo Antônio, coordenador do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros da EXOSS Citizen Science Project, os meteoros Eta Aquariids são conhecidos pela alta velocidade e longas trilhas, tornando sua observação espetacular. Este ano, os fragmentos do cometa Halley já puderam ser observados cruzando os céus de Santa Catarina desde quarta-feira.

Os meteoros são corpos celestes que penetram na atmosfera terrestre e se incendeiam devido à interação com o oxigênio, criando a conhecida “estrela cadente”. O estudo desses corpos celestes auxilia na previsão de possíveis impactos com a Terra e é fundamental para a proteção de satélites e equipamentos em órbita próxima ao nosso planeta.

Portanto, não perca a oportunidade de contemplar esse espetáculo da natureza e aproveite para observar a chuva de meteoros Eta Aquariids neste fim de semana. Prepare-se para se maravilhar com a beleza e grandiosidade do universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo