Mãe de seis filhos gera polêmica na internet ao revelar que crianças tomam banho apenas duas vezes na semana.

Uma mãe de seis filhos virou assunto na internet ao divulgar que seus filhos tomam banho apenas duas vezes por semana. Sharon explicou que isso torna suas vidas mais “administráveis”, dividindo opiniões entre os seguidores. Ela ainda compartilhou que os dias de banho são domingo e quarta-feira, mas se as crianças desejarem tomar banho em um dia fora do estabelecido, elas “com certeza podem tomá-lo”.

Ela não está sozinha nesta visão sobre banhos. O sistema público de saúde do Reino Unido afirmou que não há necessidade de um recém-nascido ou bebê mais velho tomar banho todos os dias, enquanto a Associação Americana de Dermatologia sugere que para crianças de 6 a 11 anos, é bom tomar banho diário, mas nem sempre é necessário, e sugerem tomar pelo menos uma ou duas vezes por semana.

Uma pesquisa realizada em 2021 com mais de 5.700 adultos nos Estados Unidos revelou que mais de 60% dos entrevistados disseram que tomavam banho pelo menos uma vez por dia. No entanto, dermatologistas dizem que muitas pessoas não precisam e nem querem tomar banho com tanta frequência.

Segundo Marisa Garshick, dermatologista da cidade de Nova York, nos EUA, pessoas que suam muito – seja por causa do exercício, do trabalho ou de sua predisposição natural à transpiração – devem tomar banho para enxaguar o suor e o acúmulo que podem contribuir para o entupimento dos poros e erupções cutâneas. Além disso, pessoas com cabelos oleosos também podem querer lavar diariamente, mas o uso de shampoo seco pode ajudar.

Por outro lado, pessoas com eczema, pele seca ou sensível devem tomar banho em dias alternados, segundo especialistas. A água e o sabão podem agravar a pele seca, causando irritação e coceira. Banhos em chuveiros são recomendados em vez de banheiras para evitar a exposição prolongada da pele à água quente, suja ou com sabão.

Além disso, quem tem cabelo ou couro cabeludo seco pode limitar a lavagem a uma ou duas vezes por semana. E é aconselhável ter cuidado ao aplicar sabonete na pele sensível ao redor da área genital, utilizando limpadores suaves e sem fragrâncias.

Por fim, a recomendação dos especialistas é escolher produtos de limpeza suaves ou sabonetes em barra que contenham ingredientes hidratantes e aplicar hidratante na pele úmida após o banho. Cada caso deve ser avaliado individualmente para encontrar a melhor rotina de higiene pessoal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo