Texas anuncia construção de base militar na fronteira com o México para conter imigração irregular e disputar controle com governo federal.

O estado do Texas anunciou na última sexta-feira (16) a construção de uma base militar às margens do rio Grande, com o objetivo de conter a imigração irregular do México para os Estados Unidos. A instalação será construída em Eagle Pass, no extremo sul do país, em um terreno de 32 hectares, e terá capacidade para abrigar até 1.800 soldados, com possibilidade de expansão para 2.300.

O governador do Texas, Greg Abbott, emitiu declarações criticando o presidente Joe Biden, acusando-o de permitir “uma invasão” do país e de não agir contra os grupos criminosos na fronteira. Ele também afirmou que a base militar aumentará a capacidade de pessoal do Departamento Militar do Texas em Eagle Pass, permitindo que operem com mais eficiência.

Abbott defendeu a construção de uma barreira ao longo da fronteira, argumentando que a presença de soldados na região possibilitará a construção mais rápida dessa barreira. Além disso, ele ressaltou que, na opinião dele, “não é o México que controla a fronteira. São os cartéis”.

A medida anunciada pelo governador do Texas tem gerado controvérsias e encontra-se em meio a disputas legais, uma vez que a Suprema Corte americana autorizou a polícia fronteiriça a cortar a cerca, mas o processo ainda está em andamento nos tribunais. Além disso, está nas mãos de um juiz federal decidir se está dentro da lei uma norma aprovada recentemente pelo estado, que permite à polícia prender imigrantes que tenham entrado no país ilegalmente.

A construção da base militar pelo estado do Texas reforça as tensões entre o governo estadual e o governo federal em relação ao controle da fronteira. A disputa política, aliada às questões legais e às preocupações com a segurança na região, evidencia a complexidade e a sensibilidade do tema da imigração nos Estados Unidos.

Além disso, a decisão tomada pelo Texas também está sendo acompanhada por especialistas, que analisam as possíveis consequências políticas, sociais e humanitárias da construção da base militar e do fortalecimento da política de repressão à imigração irregular.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo