Inscrições do Concurso Único Nacional já ultrapassam 1,28 milhão com expectativa de aumento até o fim da próxima semana.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou que, até as 20h desta sexta-feira, um total de 1,28 milhão de pessoas haviam pago a taxa de inscrição para o Concurso Único Nacional. O número de candidatos garantidos na prova, considerando também os isentos, chega a 1,88 milhão de inscritos. Esse balanço parcial, no entanto, deve aumentar, visto que boletos bancários podem demorar alguns dias úteis para serem compensados.

Segundo informações da pasta, o número final de inscritos será divulgado até o fim da próxima semana, uma vez que há a possibilidade de mais pagamentos serem processados após o prazo de encerramento para o pagamento da inscrição, que foi ontem. A prova está marcada para o dia 5 de maio e será realizada em 220 cidades de todas as unidades federativas, com questões objetivas e dissertativas por área de atuação.

O resultado da prova está previsto para o dia 3 de junho, com o anúncio definitivo ocorrendo em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação dos aprovados está agendada para começar no dia 5 de agosto. Este concurso visa a seleção de 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais, sendo apelidado de “Enem dos Concursos”.

A abrangência do concurso é bastante significativa e, por esse motivo, a expectativa é que haja uma grande mobilização por parte dos candidatos. A avaliação será de extrema importância para o preenchimento de vagas em órgãos do governo federal, proporcionando oportunidades de trabalho para milhares de pessoas em todo o país.

A expectativa quanto ao número final de inscritos e a realização da prova em maio gera grande expectativa por parte dos candidatos e da sociedade como um todo, já que se trata de um processo seletivo que impacta diretamente no quadro de servidores públicos em âmbito federal. Por isso, a divulgação do balanço final dos inscritos e a posterior realização da prova são acompanhadas com grande interesse por parte de todos os envolvidos no processo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo