Roubo de cargas cai 24% no Rio de Janeiro em 2023, mas média diária de ocorrências ainda preocupa, revela Firjan

Em 2023, o estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 24% no número de roubos de cargas em comparação com o ano anterior, de acordo com a nota técnica Panorama do roubo de carga no estado – 2024, produzida pela Federação das Indústrias (Firjan). Apesar da redução, ainda foram contabilizados 3.225 casos, o que representa uma média de nove roubos por dia, principalmente na região metropolitana. Os dados foram obtidos através do Instituto de Segurança Pública (ISP) e o prejuízo direto foi calculado em R$ 283 milhões.

A Firjan destacou a importância da integração entre as forças de segurança federais e estaduais para combater o crime organizado envolvido no roubo de cargas. O vice-presidente da Federação, Carlos Erane de Aguiar, ressaltou que medidas como atuação das forças de segurança em áreas de alto índice de ocorrências, investimento em inteligência e ações direcionadas ao combate ao mercado ilegal são fundamentais para garantir a segurança da população e promover melhorias na logística do estado, incentivando o desenvolvimento econômico fluminense.

A análise da Firjan apontou que a maioria esmagadora dos casos de roubo de cargas em 2023 foi registrada na região metropolitana, com cerca de 97% das ocorrências. Além disso, mais da metade dos casos ocorreram em oito das 137 circunscrições integradas de Segurança Pública (CISP) do estado. Estas regiões estão localizadas próximo às principais rodovias do Rio de Janeiro, como a BR-040, Washington Luís; BR-101, Avenida Brasil; BR-116, Presidente Dutra; e BR-493, Arco Metropolitano. Apesar da redução no estado como um todo, as CISP situadas no entorno do Arco Metropolitano apresentaram um aumento de 4% nos roubos de carga em 2023.

A redução de casos foi mais expressiva na região do entorno do Porto do Rio, com uma diminuição de mais de 31% em comparação com 2022. O Porto do Rio é um importante polo logístico para o transporte de cargas, sendo responsável pela movimentação de mais de R$ 94 bilhões em 2023. Outras áreas que apresentaram redução nos índices de roubo de carga foram as CISP de Campo Grande, Pavuna, Realengo e quatro CIPS de São Gonçalo, que registraram 103 ocorrências, uma redução de 38% em relação ao ano anterior.

Os custos indiretos do roubo de cargas, como a contratação de segurança privada e seguros, muitas vezes superam as perdas diretas, o que representa um desafio adicional para as empresas que atuam no transporte de cargas no estado do Rio de Janeiro. A Firjan ressalta a importância de continuar investindo em medidas de segurança e inteligência para reduzir ainda mais os índices de roubo de cargas e promover um ambiente mais seguro para o desenvolvimento econômico do estado.

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