Uso de vitaminas do complexo B para prevenção da dengue é contestado por especialistas em saúde pública.

O aumento nos casos de dengue no Brasil tem chamado atenção para uma antiga e recorrente dúvida: tomar vitaminas do complexo B ajuda a prevenir a doença? Apesar de alguns defensores dessa prática afirmarem que ingerir esse composto pode proteger as pessoas da picada do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, prevenir a contratação da doença, especialistas são categóricos em afirmar que tal método não funciona.

De acordo com o infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Unesp e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), não há evidências científicas que comprovem que o complexo B protege contra a dengue. A mesma posição é compartilhada pelo Ministério da Saúde, que afirma que, apesar de as vitaminas do complexo B serem importantes para o funcionamento adequado do corpo, não existe nenhuma comprovação científica que suporte a hipótese de que elas tenham efeito direto na prevenção ou tratamento da doença.

Denise Valle, bióloga especialista em Aedes aegypti e pesquisadora do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), reforça que a estratégia de tomar vitaminas do complexo B não funciona. Ela alerta ainda que tais mitos, como tomar vitaminas do complexo B, jogar borra de café nas plantas ou jogar cloro nos ralos, além de terem uma eficácia controversa ou parcial, têm o risco de dar uma falsa sensação de segurança e deixar as pessoas mais expostas.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus da dengue, e a única forma comprovada de preveni-la é evitar a picada do mosquito. Isso pode ser alcançado por meio do uso frequente de repelentes, vacinas, redes de proteção contra mosquitos em casa e ao evitar a multiplicação do mosquito ao não deixar água parada.

Diante do aumento dos casos de dengue, é importante desacreditar esses mitos e seguir as orientações dos profissionais de saúde para se proteger da doença. Evitar a proliferação do mosquito e adotar medidas de proteção contra a picada do Aedes aegypti são as estratégias recomendadas para prevenir a dengue. Portanto, é importante se informar corretamente sobre o assunto e adotar medidas eficazes de prevenção a doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo