Presidente do Congresso exige revogação da reoneração em acordo sobre desoneração gradual da folha de pagamento de setores econômicos

Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, deu início à sessão plenária com importantes informações sobre a Medida Provisória 1208/2024, assinada pelo presidente Lula na terça-feira (27). Este documento trata do acordo para a retirada gradual da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. No entanto, Pacheco fez questão de alertar o governo sobre a necessidade de revogar também a reoneração da folha dos pequenos municípios.

De acordo com a MP 1202/2023, os pequenos municípios estavam sujeitos a uma reoneração que aumentava a alíquota sobre a folha de salários de 8% para 20%. O presidente do Congresso tentou acalmar os prefeitos dessas localidades, destacando que a questão da desoneração só pode ser tratada por meio de projeto de lei. Por sua vez, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, informou que o governo planeja enviar esse projeto nos próximos dias.

Esse acordo com o governo permitiu a preservação de medidas incluídas na MP 1202, como limites para a compensação de créditos tributários e o programa de incentivos para o setor de eventos, conhecido como Perse. Ações como essa visam manter o equilíbrio na economia e garantir medidas fiscais que beneficiem diversos setores da sociedade.

Com essas decisões e encaminhamentos, fica claro que o Congresso Nacional e o governo estão atuando em conjunto para encontrar soluções que promovam o desenvolvimento econômico e social do país. A expectativa é de que os próximos passos sejam dados com transparência e responsabilidade, visando o bem-estar coletivo e a estabilidade financeira de todas as partes envolvidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo