Governo de Pernambuco define cronograma de extinção das faixas salariais da PM e Bombeiros para os próximos anos.

O Governo de Pernambuco anunciou na noite desta sexta-feira (1º) o cronograma e o formato de extinção das faixas salariais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Essa medida, criada em 2017, estabeleceu subdivisões dentro dos postos das corporações, permitindo diferentes níveis de progressão para agentes de mesma patente e que executam funções iguais.

Essa decisão representa uma conquista aguardada há muito tempo pelos servidores militares. No ano passado, durante o lançamento do programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra se comprometeu a enviar o projeto de lei de extinção das faixas para a Assembleia Legislativa até junho deste ano e concluí-lo até dezembro de 2026.

O processo de extinção das faixas salariais terá início em junho deste ano e está previsto para ser finalizado em junho de 2026. A primeira etapa contempla a extinção da faixa “A”, com um projeto de lei sendo encaminhado pela governadora Raquel Lyra para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A governadora enfatizou a importância desse passo decisivo para atender a uma demanda histórica dos profissionais de segurança. Segundo Ana Maraíza, secretária de Administração de Pernambuco, o fim das faixas salariais restabelecerá o princípio da hierarquia, fundamental para o trabalho desses profissionais, e proporcionará maior mobilidade em termos de progressão.

O planejamento para a extinção das faixas salariais será realizado de forma progressiva, começando pela faixa “A” em junho de 2024, seguida pela faixa “B” em junho de 2025 e, finalmente, as demais faixas em junho de 2026, possibilitando também reajustes salariais variados. Essa medida representa mais um avanço no compromisso do Governo de Pernambuco com a valorização dos profissionais de segurança pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo