Homem do Sul da Califórnia é preso por contrabando de gases refrigerantes do México para os Estados Unidos, violando leis ambientais.

Um homem do sul da Califórnia, identificado como Michael Hart, foi detido nesta segunda-feira (5) sob a suspeita de contrabandear gases refrigerantes do México para os Estados Unidos. De acordo com informações publicadas pelo jornal americano ABC, promotores federais afirmaram que Hart é o primeiro indivíduo a ser acusado de violar regulamentações destinadas a conter o uso de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

A acusação contra Hart alega que ele contrabandeou produtos químicos responsáveis por destruir a camada de ozônio, os quais estavam escondidos sob uma lona dentro de seu veículo. Além disso, há alegações de que o suspeito teria colocado os gases à venda na internet. Na segunda-feira, Hart foi formalmente acusado e, posteriormente, declarou-se inocente de 13 acusações, incluindo conspiração, venda de materiais proibidos e importação ilegal.

Essa é a primeira acusação nos Estados Unidos relacionada à lei de 2020 que proíbe a importação de hidrofluorcarbonetos sem a permissão da Agência de Proteção Ambiental. Os gases refrigerantes são amplamente utilizados em aplicações como refrigeração, ar condicionado, isolamento de edifícios, sistemas de extinção de incêndios e aerossóis.

A procuradora dos EUA, Tara McGrath, destacou que essa ação representa um marco no combate às emissões de poluentes tóxicos que afetam diretamente o meio ambiente. Hart foi intimado a comparecer novamente ao tribunal no dia 25 de março para prosseguimento do processo.

Essa prisão é um lembrete do compromisso das autoridades em garantir o cumprimento das regulamentações ambientais e proteger o planeta contra danos causados por substâncias prejudiciais. Este caso servirá como exemplo para outros infratores e demonstra a determinação em punir aqueles que desrespeitam as leis ambientais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo