Mourão critica declaração de Lula sobre eleições na Venezuela e alerta para regime ditatorial no país vizinho

Em um pronunciamento no Plenário do Senado nesta quinta-feira (7), o senador Hamilton Mourão, filiado ao partido Republicano do Rio Grande do Sul, fez duras críticas à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito do processo eleitoral na Venezuela. Lula, ao ser questionado por jornalistas se acreditava que as eleições na Venezuela seriam justas e se haveria candidatos da oposição envolvidos, respondeu que teria sido informado sobre a presença de observadores internacionais no processo eleitoral, mas expressou preocupação com o comportamento dos candidatos opositores.

Mourão foi contundente ao afirmar que a Venezuela não realiza eleições livres e demonstrou descontentamento com a postura do Brasil em relação a um país governado por um regime ditatorial. O senador ressaltou a importância do Brasil manter-se do lado correto da história e não apoiar um governo que persegue e oprime seus cidadãos, com líderes políticos exilados ou presos e mais de 300 presos políticos no país vizinho.

Além disso, Mourão destacou a expansão do regime venezuelano nos últimos 25 anos, apontando para a concentração de poder em poucas mãos, a manipulação do sistema judicial, a criação de uma nova Constituição e a deterioração econômica que levou milhões de venezuelanos a deixarem o país em busca de melhores condições de vida em outras nações, como o Brasil.

O senador encerrou seu discurso citando a presença de venezuelanos em situação precária no Brasil, vivendo em condições de extrema vulnerabilidade devido à dificuldade de inserção no mercado de trabalho local. A preocupação de Mourão com a situação dos refugiados venezuelanos no Brasil ecoou a necessidade de ações mais efetivas para lidar com a crise humanitária na região.

Diante do exposto no pronunciamento do senador Mourão, fica evidente a complexidade da situação política e social na Venezuela e a importância de um posicionamento sólido do Brasil em defesa da democracia e dos direitos humanos na América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo