Exposição “Palácio Monroe: um Legado de Democracia” marca comemoração dos 200 anos do Senado em evento especial no Rio de Janeiro.

O Senado Federal irá inaugurar na quarta-feira (20), às 15h, a exposição intitulada “Palácio Monroe: Um Legado de Democracia”, como parte das celebrações dos 200 anos de sua história. A exposição tem como objetivo resgatar a importância histórica, política e cultural do Palácio Monroe, que abrigou o Senado durante 35 anos, de 1925 a 1960, no Rio de Janeiro.

O Palácio Monroe é reconhecido como uma verdadeira joia da arquitetura, tendo sido inicialmente construído como o Pavilhão do Brasil para a Exposição Universal de 1904 nos Estados Unidos, sendo premiado na Feira Internacional de St. Louis no mesmo ano. Mais tarde, o prédio se tornou a sede do Senado, testemunhando eventos políticos cruciais da história do Brasil e contribuindo para o fortalecimento da democracia no país.

Uma parte significativa dessa história aconteceu no Plenário do Palácio Monroe, onde o mobiliário da exposição ficava exposto até a transferência da capital federal para Brasília em 1960. Com a demolição do edifício em 1976, os móveis foram transferidos para Brasília e hoje fazem parte do patrimônio do Senado.

Após uma minuciosa pesquisa, foi possível recriar de forma fiel o conjunto de mobiliário histórico conhecido como Plenarinho. A exposição foi enriquecida com recursos inovadores, elementos sonoros, imagens, documentos e publicações, oferecendo uma nova experiência aos visitantes.

Segundo Cristina Monteiro, coordenadora do Museu do Senado responsável pela realização da exposição, o objetivo é permitir que os visitantes se conectem com o acervo e reflitam sobre o patrimônio histórico, político e cultural do Brasil, vislumbrando um futuro mais consciente. Para ela, a mostra oferece uma jornada fascinante pela história do Senado e destaca o impacto do Plenário nas decisões políticas que moldaram o país.

O Plenarinho estará exposto no final do corredor do 1º andar do Anexo II do Senado, em frente ao auditório Petrônio Portella, sendo parte do roteiro da visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional. A exposição é uma oportunidade única de honrar a memória do Palácio Monroe e celebrar a trajetória democrática do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo