General Laura Richardson não descarta envio de forças dos EUA para Haiti como parte de uma solução internacional contra violência.

A general Laura Richardson, titular do Comando Sul dos Estados Unidos, discutiu a possibilidade do envio de forças ao Haiti como parte de uma solução internacional para lidar com a crescente violência no país caribenho. Durante um evento no grupo de reflexão americano Atlantic Council em Washington, Richardson destacou a importância de uma solução que também leve em consideração a perspectiva do Haiti, enfatizando que uma solução exclusiva dos Estados Unidos pode não ser o caminho ideal a seguir.

O governo do presidente Joe Biden está trabalhando para buscar uma solução internacional para a situação no Haiti, visando conter a espiral de violência que assola o país. Questionada sobre a possibilidade de as forças americanas integrarem essa solução, Richardson afirmou que não descartaria essa opção, observando que estão preparados para agir caso sejam solicitados pelos Departamentos de Estado e de Defesa.

Enquanto o Quênia prometeu o envio de policiais para liderar uma missão internacional de segurança sob supervisão da ONU, a decisão foi suspensa até que se forme um conselho presidencial de transição para gerir o país após a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry.

O Haiti, que já enfrentava uma profunda crise política e de segurança, mergulhou em um novo episódio de violência neste mês, com diversas facções unindo forças para atacar locais estratégicos na capital Porto Príncipe. Essa grave crise humanitária tem levantado o temor de uma possível onda de migrantes em busca de segurança e estabilidade.

Nesse contexto, o Comando Sul dos Estados Unidos, que abrange os países da América Latina, está preparado com uma ampla gama de planos de contingência para lidar com uma possível migração em massa. Richardson enfatizou que estão sempre prontos para essa eventualidade, destacando a importância de se garantir a segurança e o bem-estar da população afetada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo