Ao destacar a importância histórica e cultural do idioma tupi, o deputado enfatizou que ele é fundamental para a identidade brasileira. Além disso, Soares ressaltou que a inclusão do ensino de línguas indígenas nas escolas pode promover a valorização e o respeito pela diversidade cultural do país.
O PL 273/24 agora seguirá para análise em diversas comissões da Câmara dos Deputados, incluindo a de Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. A tramitação do projeto seguirá o rito de caráter conclusivo, ou seja, será votado apenas pelas comissões designadas, sem a necessidade de deliberação em Plenário, a menos que haja decisão divergente entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados.
Essa proposta representa um importante passo na valorização e preservação da cultura indígena no Brasil, além de reconhecer a relevância do idioma tupi para a história e identidade do país. A inclusão dessas línguas no currículo escolar pode contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais plural e inclusiva, que reconhece e respeita a diversidade cultural presente em nosso território.