Homem que sequestrou, estuprou e matou ex-namorada é executado na Geórgia após pedido de clemência ser rejeitado pelas autoridades.

Na última quarta-feira, 20 de janeiro, o estado da Geórgia, nos Estados Unidos, realizou a primeira execução em mais de quatro anos. Willie Pye, de 59 anos, foi executado com injeção letal às 23h03 locais em uma prisão de Jackson. Pye foi condenado à morte em 1996 por sequestrar, estuprar e assassinar sua ex-namorada, Alicia Yarbrough.

A defesa de Pye alegou que ele sofria de deficiência intelectual, com um QI de 68, e que teve uma infância marcada por pobreza, abandono e violência. Além disso, os advogados afirmaram que Pye teve uma representação inadequada durante o julgamento, conduzida por um advogado público falecido que era racista e sobrecarregado de trabalho.

Apesar de ter tido sua sentença de morte anulada em 2021 devido a essas irregularidades na defesa, a pena foi imposta novamente em 2022. Pye não fez uma declaração final, mas aceitou uma oração antes da execução.

Esta foi a terceira execução nos Estados Unidos este ano. Embora a pena de morte tenha sido abolida em 23 estados e suspensa em outros seis, ainda há casos em que ela é aplicada, geralmente por injeção letal. No ano passado, ocorreram 24 execuções nos EUA.

A execução de Pye levantou questões sobre o sistema judicial e a validade da pena de morte, especialmente no que diz respeito à defesa adequada dos réus. A discussão sobre a aplicação da pena capital continua sendo um tema controverso nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo