Chuvas causam oito mortes no Rio de Janeiro: Bombeiros atendem 237 ocorrências desde quinta-feira e SES-RJ distribui kits calamidade.

Desde a última quinta-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro tem trabalhado incansavelmente para atender às 237 ocorrências relacionadas às fortes chuvas que assolaram a região. Infelizmente, o número de mortes chegou a 8 nesse período, o que evidencia a gravidade da situação. Entre as principais demandas atendidas pelos bombeiros estão 111 inundações e alagamentos, 30 desabamentos ou deslizamentos e 52 cortes de árvores.

Diante desse cenário caótico, a Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ) mobilizou esforços para fornecer medicamentos e insumos essenciais aos municípios afetados pelas chuvas. Neste domingo (24), um novo lote de kits calamidade, contendo medicamentos como analgésicos e antibióticos, juntamente com insumos como máscaras, agulhas, seringas e soro, foi entregue em Petrópolis, Teresópolis e Bom Jesus do Itabapoana. Essa ação busca garantir o atendimento adequado às necessidades de saúde da população atingida pelas intempéries.

No sábado (23), técnicos da SES-RJ e a secretária Claudia Mello visitaram as áreas mais afetadas em Teresópolis e Petrópolis, a fim de avaliar os estragos e identificar as demandas mais urgentes na área da saúde. Até o momento, mais de 20 mil itens foram enviados aos municípios em situação de calamidade, e as equipes da secretaria permanecem de prontidão para auxiliar no que for necessário.

Com foco na prevenção de doenças de veiculação hídrica, a superintendente de Emergências em Saúde Pública da SES-RJ, Sílvia Carvalho, ressaltou a importância de orientar os munícipes sobre os riscos e cuidados necessários para evitar enfermidades transmitidas por água contaminada. Além disso, a logística de distribuição dos insumos foi otimizada para agilizar o atendimento às cidades afetadas.

A presença do representante do Ministério da Saúde, Lucas Fonseca, nesse esforço conjunto demonstra a união de esforços entre os governos federal e estadual para prover assistência à população em momentos de crise. O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, destacou a importância desse apoio federal diante das dificuldades enfrentadas pelo município.

Em meio a essa situação crítica, a solidariedade e a cooperação entre os órgãos públicos se mostram essenciais para minimizar os impactos das chuvas e garantir o bem-estar da população. Todos os esforços estão sendo direcionados para prestar o auxílio necessário às comunidades afetadas e restabelecer a normalidade o mais rápido possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo