Chuvas causam 20 mortes no Espírito Santo, sendo 5 em abrigo para pessoas com deficiência; Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos.

As fortes chuvas que atingiram o sul do estado do Espírito Santo no último final de semana deixaram um rastro de destruição e tragédia, com o número de mortes subindo para 20. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sete pessoas ainda estão desaparecidas, aumentando a aflição das famílias atingidas por essa catástrofe.

O município mais afetado pelas chuvas foi Mimoso do Sul, onde 18 das 20 mortes foram registradas. Nesse local, uma casa de atendimento à pessoa com deficiência foi invadida pelas águas do Rio Muqui do Sul, resultando na morte de cinco pessoas. Além disso, duas mortes foram confirmadas em Apiacá, evidenciando o impacto devastador das chuvas nesses locais.

A Defesa Civil emitiu um alerta de moderado para fortes chuvas nesta terça-feira (26), destacando também os riscos de deslizamentos de encostas nas áreas urbanas e quedas de barreira em 21 municípios do sul do estado. A preocupação com a segurança da população é evidente, uma vez que as condições meteorológicas ainda representam perigo para a região.

O cenário de destruição inclui mais de 7 mil pessoas desalojadas e 408 desabrigadas nos municípios de Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Ibitirama, Muqui, Muniz Freire, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul e São José do Calçado. A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 13 dessas cidades, permitindo a solicitação de recursos para ações de assistência humanitária.

Por outro lado, a logística para atender as vítimas tem sido um desafio, com algumas rodovias ainda interditadas devido a deslizamentos. A população afetada conta com apoio em forma de água potável, cestas básicas, kits de higiene pessoal e materiais de construção para reconstrução das estruturas danificadas.

Em meio a essa tragédia, é essencial que o poder público e a sociedade se unam para prestar assistência às vítimas, garantindo que tenham o suporte necessário para superar esse momento de dor e reconstruir suas vidas. A solidariedade e a prontidão em fornecer ajuda emergencial são fundamentais para amenizar o sofrimento daqueles que foram impactados por essa calamidade natural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo