Terceiro submarino do ProSub é lançado no Brasil em parceria com a França durante cerimônia com presidentes dos dois países

O Brasil comemora mais um avanço tecnológico no campo da defesa com o lançamento do submarino Toneleiros, fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub). A cerimônia de batismo e lançamento da embarcação contou com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, no Complexo Naval de Itaguaí, no sul do Rio de Janeiro.

Durante o evento, o presidente Lula destacou a importância do ProSub para a soberania nacional, fortalecimento da indústria naval e desenvolvimento de tecnologia. O submarino Toneleiros é o terceiro construído no âmbito do programa, que ainda prevê o lançamento do Angostura em 2025, ano em que se comemorará o bicentenário das relações entre os dois países.

O presidente Macron ressaltou a importância da cooperação entre França e Brasil, destacando o estaleiro construído para a fabricação do submarino como um dos mais modernos do mundo. Ambos os presidentes concordaram em ampliar a parceria, criando o Comitê Bilateral de Armamento para promover maior equilíbrio no comércio de produtos de defesa.

O comandante da Marinha, Marcos Sampaio de Olsen, destacou a importância estratégica do submarino para a defesa nacional, enquanto o ministro da Defesa, José Múcio, ressaltou os impactos positivos dos investimentos em projetos estratégicos das Forças Armadas para a economia do país.

O ProSub tem gerado mais de 60 mil empregos diretos e indiretos, envolvendo cerca de 700 empresas. A transferência de tecnologia prevista na parceria com a França ampliará a capacidade do Brasil de projetar, construir, operar e manter submarinos convencionais e com propulsão nuclear.

Com a entrega dos submarinos Humaitá e Riachuelo, o próximo passo é a entrega do submarino Angostura, seguido pela fabricação do submarino brasileiro com propulsão nuclear Álvaro Alberto. Equipados com sensores modernos, mísseis e torpedos, os submarinos do ProSub possuem alta capacidade dissuasória, sendo armas letais de difícil localização quando submersos.

O impacto na tecnologia e inovação gerado pelo ProSub não apenas beneficia a área de Defesa, mas também estimula setores nacionais civis nos campos de Ciência e Tecnologia. Com o sucesso desse programa, o Brasil se consolida como uma potência na construção e operação de submarinos, garantindo sua soberania e segurança nas águas territoriais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo