Exposição em São Paulo traz peças arqueológicas da Itália pré-romana datadas dos séculos IV a II a.C. da cultura Daunia.

A capital paulista se prepara para receber uma exposição de peças arqueológicas da época pré-romana na Itália, datadas dos séculos IV a II antes de Cristo (a.C.), pertencentes à cultura Daunia. A exposição intitulada “Formas e Cores da Itália Pré-romana. Canosa di Puglia” estreia hoje (28) no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP) e ficará em cartaz até 8 de junho, com entrada gratuita.

O diretor do IICSP, Lillo Teodoro Guarneri, explicou que a exposição tem como objetivo mostrar ao público brasileiro a riqueza e a sofisticação das populações italianas que viveram antes dos romanos. Ele ressalta que a mostra apresenta o povo Dauni, influenciado pela cultura grega e que habitava o Sul da Itália, destacando a força e a organização social desses povos.

Com cerca de 70 peças em exposição, provenientes principalmente dos museus arqueológicos de cidades importantes como Bari, Taranto e Canosa, a exposição traz artefatos como armaduras, joias, cerâmicas e acessórios matrimoniais, representando o esplendor da cultura Dauni. Esta é a primeira vez que essas peças são exibidas no Brasil, após passarem por cidades da América Latina.

Segundo o curador Luca Mercuri, as peças apresentam uma característica única de Canosa, com inspiração na cultura grega, destacando as formas e cores surpreendentes dos vasos funerários. A exposição também conta com a presença do professor Vagner Porto, da Universidade de São Paulo, que ressalta a importância da arqueologia na compreensão da história humana, permitindo acessar aspectos que os documentos textuais muitas vezes não revelam.

A mostra, além de trazer à tona a história dos povos pré-romanos da Itália, também destaca a importância da arqueologia para o entendimento do passado recente, inclusive no Brasil. Porto enfatiza que a arqueologia é uma disciplina interdisciplinar que dialoga com diversas áreas do conhecimento, enriquecendo a compreensão do passado e do presente. A exposição em São Paulo promete proporcionar ao público uma experiência única e inédita, revelando os tesouros da cultura pré-romana italiana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo