Vale retira nível de emergência da barragem Peneirinha, elevando para 12 o número de estruturas sem alerta em dois anos.

A Vale, mineradora brasileira, teve o nível de emergência da barragem Peneirinha, localizada no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG), retirado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), elevando para 12 o número de estruturas que passaram por esse processo nos últimos dois anos. A barragem, que fica na mina Horizontes e contém cerca de um milhão de metros cúbicos de rejeitos, foi construída pelo método de alteamento por linha de centro e está inativa desde 1986, sem receber mais rejeitos.

Atualmente, a Vale possui outras 19 barragens com algum nível de emergência, porém, todas aquelas que recebiam rejeitos estão inativas, segundo a companhia. A empresa tem como meta reduzir o número de estruturas nessa situação para nove até 2025, sem nenhuma delas em nível 3, o mais agudo. Essas medidas buscam atender aos protocolos de segurança estabelecidos após os desastres de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), nos quais barragens da empresa se romperam e causaram tragédias.

Para fortalecer a segurança de suas estruturas, a Vale informou que eliminou 13 barragens a montante e está trabalhando na descaracterização de outras 17. O plano é descaracterizar todas as barragens até 2035, de acordo com um compromisso firmado com as autoridades públicas em fevereiro de 2022. Geraldo Paes, diretor global de geotecnia da Vale, ressaltou o esforço da empresa em melhorar as condições de segurança das barragens. A Vale assegurou que as estruturas são monitoradas continuamente e recebem ações para promover a segurança.

Essas ações dão continuidade ao compromisso da Vale em garantir a segurança de suas operações e evitar novas tragédias ambientais. A empresa tem investido em tecnologia e monitoramento para garantir a estabilidade de suas estruturas, visando a segurança de suas operações e do meio ambiente ao seu redor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo