Zenaide Barbosa, primeira editora-chefe do Diario de Pernambuco, morre aos 81 anos vítima de infarto em Jaboatão dos Guararapes.

Na manhã deste sábado, o jornalismo pernambucano perdeu uma de suas referências: Zenaide Barbosa, a primeira editora-chefe do jornal Diario de Pernambuco, faleceu aos 81 anos vítima de um infarto fulminante em sua casa, localizada em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Zenaide foi muito mais do que uma editora-chefe. Ela foi a segunda mulher a ocupar esse cargo em um veículo impresso no Brasil, abrindo caminho para a presença feminina no jornalismo nacional. Além disso, ela tinha uma trajetória profissional ampla, atuando não apenas no Diario de Pernambuco, onde trabalhou por 27 anos e foi editora-chefe por 19 anos, mas também no Tribunal de Justiça e no Tribunal Regional Federal do estado.

O velório de Zenaide Barbosa será realizado no Cemitério Parque das Flores a partir das 8h deste domingo, reunindo amigos, familiares e colegas de profissão que desejam prestar suas últimas homenagens a esta figura icônica do jornalismo pernambucano.

Muitos colegas de trabalho lamentam a perda de Zenaide, como Leda Rivas, que destacou a importância da editora em sua carreira. Já Madalena França ressaltou que, com a morte de Zenaide, parte da história do Diario de Pernambuco se vai, deixando um vazio na redação.

O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco emitiu uma nota de pesar pela morte de Zenaide Barbosa, reconhecendo sua contribuição para o jornalismo do estado. Sua partida deixa uma lacuna não só no Diario de Pernambuco, mas também na história do jornalismo nacional, evidenciando a importância de figuras como Zenaide para a construção e consolidação da imprensa no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo