Taxa de positividade para covid atinge o menor patamar em 2024 no Rio de Janeiro, alerta Secretaria de Saúde.

O último Panorama da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, trouxe dados animadores em relação à taxa de positividade dos exames para covid. De acordo com as informações apresentadas, a taxa atingiu o menor patamar registrado em 2024, com os indicadores de testes rápidos (antígeno) e RT-PCR ficando abaixo dos 9% entre os dias 10 e 23 de março deste ano.

A análise, realizada com base nos resultados do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), apontou também um aumento nos atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Esse aumento é atribuído à circulação do vírus da Influenza A, causador da gripe, que tem sido mais relevante nos últimos dias.

A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, ressaltou a importância da vacinação como meio de combater essas doenças respiratórias. Ela enfatizou que a demanda pelo atendimento por síndrome gripal está sendo impulsionada pela circulação da Influenza e reiterou a necessidade de confiar nas vacinas disponíveis.

O boletim também apontou uma tendência de aumento na solicitação de leitos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente nas faixas etárias de 0 a 1 ano, de 1 a 4 anos, de 20 a 29 anos e de pessoas acima dos 80 anos. A Secretaria de Estado de Saúde destacou a importância da adesão à campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 25 de março, e recomendou que os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos, mantenham as doses de reforço contra a covid-19 em dia.

É importante ressaltar que as vacinas contra gripe e covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente, contribuindo para a proteção da população contra essas doenças. Com a conscientização e a vacinação em dia, é possível reduzir os casos graves e óbitos relacionados a essas infecções respiratórias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo