Gleisi Hoffmann admite disputar vaga do senador Moro em caso de cassação pela Justiça Eleitoral, revela entrevista à Rádio Itatiaia.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, levantou a possibilidade de se candidatar à vaga do senador Sergio Moro (União Brasil) caso ele seja cassado pela Justiça Eleitoral. Em entrevista para a Rádio Itatiaia, Gleisi afirmou que o PT terá um candidato nesse cenário e que ela demonstra interesse em concorrer.

Nos bastidores, Gleisi já é considerada uma das pré-candidatas na disputa informal pelo cargo de Moro. Atualmente, o senador enfrenta dois processos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) que poderiam resultar na sua cassação.

Na semana passada, o relator Luciano Carrasco Falavinha votou pela inocência do ex-juiz federal, enquanto o desembargador José Rodrigo Sade se manifestou a favor da cassação. O processo retorna ao plenário nesta segunda-feira, com um placar empatado de um a um e aguardando o voto de outros cinco magistrados.

De acordo com o PT e o PL, Sergio Moro teria burlado a legislação eleitoral durante a campanha de 2022, gastando R$ 6,7 milhões para conseguir a vaga no Congresso, quando o limite permitido por lei era de R$ 4,4 milhões. As supostas vantagens obtidas por Moro teriam sido a desistência de concorrer à Presidência e a mudança partidária do Podemos para o União Brasil.

Caso o mandato de Moro seja cassado, um novo pleito será realizado. Além de Gleisi, outras possíveis candidatas cotadas são a esposa de Moro, Rosangela Moro (União Brasil) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Essa possível reviravolta na política nacional tem mantido a atenção da população e dos analistas políticos, que aguardam ansiosamente pelo desfecho desse caso e pelas definições dos futuros candidatos que disputarão a vaga de Sergio Moro no Senado Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo