Confiança dos industriais cai em abril, mas se mantém acima da linha de otimismo, aponta pesquisa da CNI.

Os industriais brasileiros mostraram uma queda na confiança em relação à economia no mês de abril, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice caiu para 51,5 pontos, uma redução de 1,3 ponto em comparação com os 52,8 pontos registrados no mês anterior.

Apesar da queda, o Icei ainda se mantém acima da linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo, porém continua abaixo da média histórica de 54 pontos. A avaliação negativa sobre o momento atual da economia brasileira foi apontada como o principal motivo para a queda no índice, especialmente através do Índice de Condições Atuais, que mede a percepção atual sobre a economia e a própria empresa, e que caiu de 47,5 pontos para 45,7 pontos.

O Índice de Expectativas, que analisa as perspectivas para os próximos seis meses, também apresentou queda, passando de 55,4 para 54,4 pontos. Enquanto a previsão positiva para as próprias empresas se manteve relativamente estável, a previsão para a economia como um todo deteriorou-se, ficando abaixo da linha de otimismo.

Esses resultados apontam, segundo a CNI, para uma reversão parcial em relação ao avanço das expectativas registradas até o final do ano passado. Os empresários mostram confiança em relação às suas próprias empresas, mas estão mais preocupados com a situação econômica atual e futura do país. A pesquisa foi realizada com 1.238 empresários entre os dias 1º e 5 de abril.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo