Líder do governo negocia votação dos 28 vetos presidenciais que trancam a pauta no Congresso, sessão marcada para quinta-feira

O líder do governo, senador Randolfe Rodrigues (AP), está em meio a negociações com as demais lideranças para a votação dos 28 vetos presidenciais que estão trancando a pauta no Congresso. A sessão está marcada para a próxima quinta-feira (18) e são 24 vetos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e quatro do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Uma das possibilidades discutidas por Randolfe é o envio de um projeto com crédito extraordinário ao Congresso, caso alguns dos vetos de Lula que cortaram despesas sejam derrubados. Entre os vetos em pauta estão o que reduziu R$ 5,6 bilhões das emendas parlamentares de comissão (VET 4/2024) e o que estabeleceu um cronograma para a liberação de outras emendas (VET 1/2024). O senador Weverton (PDT-MA), por sua vez, está otimista com a possível derrubada do veto que trata de licitações para o setor da construção civil (VET 46/2023).

As discussões em torno dos vetos presidenciais estão movimentando o cenário político no Congresso e gerando expectativas entre os parlamentares. A derrubada de alguns vetos pode ter impactos significativos nas áreas afetadas, como as emendas parlamentares e as licitações para a construção civil.

A sociedade aguarda com interesse o desfecho dessas negociações, uma vez que as decisões tomadas terão reflexos diretos em diversos setores da economia e da gestão pública. O desenrolar dessa votação dos vetos presidenciais será acompanhado de perto nos próximos dias, à medida que os líderes buscam um consenso que atenda aos interesses do país como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo