Preparação intensa: Bombeiros Militares de Pernambuco se capacitam para atuar em situações de emergência durante o período chuvoso.

Pernambuco se mobiliza para Dia D da vacinação contra Influenza, neste sábado (13). Mais de 200 bombeiros militares estarão capacitados até o final deste mês de abril para atuar em possíveis situações de emergência durante o período de chuvas na Região Metropolitana do Recife.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) está fechando uma série de treinamentos de nivelamento para preparar os bombeiros para a operação inverno. Os bombeiros serão treinados para atuar em ocorrências que envolvam resgates em deslizamentos, visando aprimorar suas habilidades e técnicas para lidar com diversas situações de emergência que possam surgir nesse período.

Os treinamentos ocorrerão no Grupamento de Bombeiros de Salvamento, em Abreu e Lima, visando preparar os profissionais para ocorrências como desabamentos e resgates de pessoas ilhadas. Essa preparação é fundamental para evitar tragédias como as ocorridas em 2022, considerada a maior catástrofe natural do século 21 em Pernambuco.

No ano de 2022, 132 pessoas perderam suas vidas em deslizamentos de barreiras e enxurradas provocadas pelas chuvas torrenciais. Mais de 125 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas. Já em 1975, a cheia ficou marcada pelo boato do rompimento da barragem de Tapacurá e teve registros de mortes por ataques cardíacos diante do susto causado pela notícia falsa.

É essencial que os bombeiros estejam preparados para lidar com as consequências das chuvas intensas e atuar de forma eficaz nas ocorrências que surgirem. A capacitação e o treinamento constantes são fundamentais para garantir a segurança da população e minimizar os impactos de possíveis desastres naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo