Desaceleração da dengue em Pernambuco: queda no número de casos e registro do primeiro óbito pela doença no Estado

Pernambuco apresenta uma diminuição no ritmo de novos casos de dengue, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgadas nesta segunda-feira (15). O período epidêmico das arboviroses mostrou uma redução de casos, passando de 3.158 por semana na semana 11 (entre 10 a 16 de março) para 2.064 na semana 14 (31 de março a 6 de abril) em um período de sete dias. Apesar disso, o estado registrou o primeiro óbito pela doença, um homem de 53 anos, natural de Tuparetama, no Sertão do Estado, mas que faleceu em Caruaru.

A SES-PE enfatizou que a confirmação de óbitos por arboviroses requer uma investigação detalhada. Dessa forma, desde a investigação domiciliar até a hospitalar, todos os procedimentos são realizados para confirmar a causa suspeita do óbito. O Diretor Geral da Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra, explicou que um comitê formado por médicos, enfermeiros e outros profissionais avalia os dados coletados para confirmar ou não a causa do óbito.

No levantamento realizado pela SES-PE, entre 31 de dezembro de 2023 e 6 de abril de 2024, foram contabilizados 17.238 casos prováveis de dengue no Estado, entre confirmados e em investigação. Desses, 1.236 foram confirmados, com 201 notificações graves. Com uma média de incidência de 190,3 casos por 100.000 habitantes, Pernambuco permanece em média incidência. Em comparação ao mesmo período de 2023, houve um aumento de 536,1% nos casos prováveis de dengue.

No que diz respeito à vacinação, o estado iniciou na semana passada a imunização contra a dengue, distribuindo as 72.020 doses recebidas do Governo Federal. Vinte municípios da I Regional de Saúde participaram da primeira fase, voltada para o público infantil. O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. É importante ressaltar que em casos de diagnóstico precoce da doença, é necessário aguardar seis meses para iniciar a vacinação. Os municípios que receberam as doses foram Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, entre outros.

Portanto, mesmo com a desaceleração nos casos de dengue, a SES-PE continua atenta e tomando medidas para conter a propagação da doença, incluindo a vacinação em massa da população. O monitoramento constante e as ações preventivas são essenciais para garantir o controle da dengue e de outras arboviroses em Pernambuco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo