Ministro afirma que governo atende reivindicações do MST em Pernambuco durante ocupação de área da Embrapa em Petrolina

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou hoje que o governo está atendendo às reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco. Recentemente, membros do movimento ocuparam duas áreas da Embrapa em Petrolina, no interior do estado, como parte das ações do Abril Vermelho.

Uma das áreas ocupadas, segundo a Embrapa, faz parte do Campo Experimental de Caatinga e é utilizada para rebanhos de criação extensiva. No entanto, o MST alega que os 1,5 mil hectares estão improdutivos. Esta é a terceira vez que o MST ocupa uma área da Embrapa Seminário, que tem sede em Petrolina.

Durante uma coletiva de imprensa para o lançamento do programa Terra da Gente, Teixeira informou que o governo está tomando medidas para atender às demandas do MST. O ministro ressaltou que será assinada uma transferência de recursos para que a Embrapa produza sementes destinadas aos agricultores familiares da região, atendendo a uma das reivindicações do movimento. Além disso, também está em andamento a questão do assentamento no perímetro irrigado e a abertura de um escritório do Incra mais próximo a região.

As ações do MST durante o Abril Vermelho fazem parte de uma série de eventos em memória do massacre de Eldorado dos Carajás, que ocorreu em 1996. Durante o evento, 21 trabalhadores foram executados por policiais militares em uma marcha por reforma agrária. O movimento tem realizado diversas ocupações de terras em vários estados do país, totalizando cerca de 30 ações até o momento.

É importante destacar que o governo está empenhado em atender às demandas dos trabalhadores rurais e o diálogo entre as partes tem sido fundamental para avançar nesse processo de reforma agrária. A expectativa é que as negociações continuem progredindo e que as necessidades dos agricultores familiares sejam atendidas de forma eficaz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo