El Helicoide: A Terrível História do Prédio que se Tornou um Centro de Tortura na Venezuela

Em Caracas, capital da Venezuela, ergue-se um edifício em forma de joia arquitetônica, com passagens helicoidais que convergem em direção a uma enorme cúpula. A construção dessa obra-prima arquitetônica começou durante a ditadura de Marcos Pérez Jiménez, que governou o país entre 1951 e 1958, com a intenção de transformá-la em um luxuoso centro comercial. No entanto, a inauguração jamais aconteceu.

Após décadas de abandono, o edifício conhecido como El Helicoide foi transformado em um quartel-general. Atualmente, abriga 286 “presos políticos” na Venezuela, sendo que 63 deles estão detidos no Helicoide. O Tribunal Penal Internacional (TPI) está investigando possíveis crimes contra a Humanidade cometidos no país durante o governo do presidente Nicolás Maduro.

As autoridades venezuelanas negam a existência de crimes contra a Humanidade e questionam a investigação do TPI, alegando que esta utiliza a Justiça internacional como uma arma política. Recentemente, Maduro recebeu uma maquete do prédio como presente em um evento policial, chamando o Helicoide de “referência moral”.

Em relação ao Helicoide, um projeto de realidade virtual intitulado “Realidade Helicoide” denunciou a “tortura sistemática” que ocorre nas suas celas. Trinta pessoas foram entrevistadas para o projeto, que as levou virtualmente para dentro do edifício, coletando depoimentos e revelações chocantes sobre o que acontece dentro das instalações do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional.

O diretor da ONG por trás do projeto, Víctor Navarro, foi uma das vítimas da tortura no Helicoide. Ele foi preso por cinco meses no local, onde sofreu torturas e agressões. Após sua libertação, Navarro buscou pelas palavras certas para descrever sua experiência e decidiu utilizar a realidade virtual como alternativa. Assim nasceu o projeto “Realidade Helicoide”, financiado pelo National Endowment for Democracy dos Estados Unidos.

O relato de Navarro expõe a brutalidade e a desumanização que ocorrem dentro do Helicoide, revelando um cenário de horror que choca o mundo diante de graves violações dos direitos humanos. Uma verdadeira joia arquitetônica que se tornou palco de crimes e abusos contra a humanidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo