Projeto de Lei propõe prioridade na restituição do IRPF para profissionais de segurança pública em busca de valorização e reconhecimento.

Os profissionais de segurança pública podem ter uma pequena vitória em relação ao recebimento da restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). Um projeto de lei, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), propõe que esses profissionais tenham prioridade no recebimento desse benefício, aguardando agora a designação de um relator na Comissão de Segurança Pública (CSP).

A justificativa para essa medida está embasada em dados da Pesquisa Nacional sobre a Valorização do Profissional de Segurança Pública, realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB). O estudo envolveu mais de 145 mil policiais militares, civis, técnicos científicos, penais estaduais e federais, bombeiros militares e policiais rodoviários federais de todo o país, revelando baixos índices de realização no trabalho e satisfação com a vida desses profissionais.

O senador Jayme Campos defende que a atribuição de prioridade na restituição do IRPF aos profissionais de segurança pública pode contribuir para melhorar essa situação. Ele destaca a importância desses profissionais para a sociedade e argumenta que, assim como os professores já possuem essa prioridade, os profissionais de segurança pública também são fundamentais para a manutenção da ordem e da civilidade. Para o senador, sem esses profissionais, a sociedade ficaria à mercê da barbárie e da injustiça.

Portanto, o projeto de lei apresentado por Jayme Campos visa não apenas valorizar os profissionais de segurança pública, mas também reconhecer a importância do trabalho desempenhado por eles para a segurança e a ordem social. Agora, cabe aguardar os trâmites legislativos para que essa medida possa ser efetivamente implementada e beneficiar os profissionais que arriscam suas vidas diariamente em prol da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo