Promotor de Caiena relata morte de garimpeiro brasileiro em confronto na Guiana Francesa durante operação contra extração ilegal.

Um garimpeiro ilegal de nacionalidade brasileira foi morto em uma operação de combate à extração ilegal na Guiana Francesa na quinta-feira. O incidente ocorreu durante uma patrulha conjunta da polícia e das Forças Armadas da Guiana, que parou quatro quadriciclos que estavam avançando ilegalmente pela região.

Segundo o promotor de Caiena, Yves Le Clair, o brasileiro em questão teria tentado atacar um policial com um facão, mesmo após serem feitas advertências para que ele parasse. Diante da ameaça iminente, um segundo agente se viu obrigado a utilizar sua arma de fogo para proteger seu colega. O garimpeiro foi atingido no ombro e acabou não resistindo aos ferimentos, vindo a falecer no local.

O confronto violento aconteceu próximo a um afluente do rio Abounami, na comuna de Papaichton, região do oeste da Guiana que tem sido fortemente afetada pela extração ilegal de ouro. A presença de garimpeiros ilegais tem gerado conflitos frequentes na região, com autoridades locais buscando combater essa prática que traz consequências ambientais devastadoras para a região.

A morte do garimpeiro brasileiro traz à tona a complexidade das questões envolvendo a mineração ilegal na Guiana Francesa e a necessidade de medidas mais eficazes para coibir essa atividade prejudicial ao meio ambiente. As autoridades locais reforçam a importância do combate à extração ilegal e a garantia da segurança das equipes que atuam nessas operações para evitar novas tragédias como essa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo