Senador destaca melhora nos indicadores socioeconômicos do Brasil em pronunciamento no Plenário

O Brasil tem avançado significativamente em seus indicadores socioeconômicos, conforme destacado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) em seu pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (23). Segundo o senador, houve um aumento expressivo na renda e na renda domiciliar per capita no país, atingindo em 2023 o maior nível da série histórica da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2012.

De acordo com a Pnad Contínua – Rendimento de todas as fontes, o rendimento médio mensal domiciliar teve um incremento de 11,5% em relação a 2022, alcançando o valor de R$ 1.848. Esse crescimento também foi evidenciado ao comparar com os anos de 2014 e 2019, indicando um avanço de 7% e 6%, respectivamente. Kajuru ressaltou que esse avanço na renda foi impulsionado por diversos fatores, como a geração de empregos, aumento dos salários e a ampliação de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família.

Apesar dos avanços, o senador alertou para os desafios que ainda persistem no país, como a necessidade de reduzir a extrema pobreza e a desigualdade. Ele destacou que, apesar da redução da desigualdade no último ano, esta ainda é consideravelmente alta. Nesse sentido, Kajuru enfatizou a importância da aprovação da reforma tributária para tornar o sistema de impostos menos regressivo e contribuir para a diminuição da desigualdade.

Para o senador, o recorde alcançado no rendimento médio mensal domiciliar salarial em 2023 é motivo de comemoração, representando uma luz no fim do túnel para o país. Ele ressaltou a importância de menos egoísmo, mais responsabilidade e foco nas questões essenciais, deixando para trás discussões desnecessárias e polarizações políticas destrutivas. Kajuru afirmou que o Brasil pode trilhar o caminho do crescimento e alcançar o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo