Brasil discute desafios para inclusão de pessoas com autismo em audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira.

No Brasil, a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias é tema de debate na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados. A audiência pública, agendada para esta quarta-feira (8), foi solicitada pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ) e pretende abordar as dificuldades e desafios enfrentados por essa parcela da população.

Segundo dados apresentados pela deputada, estima-se que no Brasil existam cerca de 2 milhões de pessoas com TEA, o que representa aproximadamente 1% da população do país. Além disso, observa-se um aumento no número de diagnósticos de autismo tanto no Brasil como no mundo inteiro. Para Chris Tonietto, é fundamental superar os mitos, estigmas e lacunas de conhecimento que permeiam o tema, a fim de evitar a discriminação, exclusão e garantir o acesso a serviços de saúde, educação e apoio social adequados.

A discussão, marcada para as 16 horas, no plenário 7, promete trazer à tona questões importantes sobre a realidade das pessoas com autismo no Brasil e as políticas públicas necessárias para garantir sua inclusão e bem-estar. A deputada ressalta a importância de se debater amplamente o assunto e buscar soluções eficazes para promover a inclusão e a qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias.

Diante desse contexto, a audiência pública se apresenta como uma oportunidade valiosa para reunir especialistas, profissionais da área e representantes da sociedade civil a fim de debater propostas e ações concretas que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos. A temática do autismo é complexa e demanda uma abordagem multidisciplinar e sensível, visando garantir os direitos e a dignidade das pessoas com TEA.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo