Repórter Recife – PE – Brasil

Aprovado projeto que autoriza utilização de animais como garantia em crédito rural. Ministério estabelecerá normas para operacionalização.

Na última quinta-feira, 14 de junho de 2024, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que traz uma novidade para o setor agropecuário: a possibilidade de utilização de animais como garantia de alienação fiduciária em qualquer modalidade de crédito ou financiamento rural. A proposta, se tornada lei, exigirá o registro do contrato no órgão estadual de agropecuária para anotação no Cartão de Produtor Rural.

Segundo o relator do projeto, deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), as instituições financeiras que aceitarem os animais como garantia terão que desenvolver políticas e procedimentos específicos para avaliar o valor do bem. Aspectos como raça, idade, peso, condições fitossanitárias e outros critérios relevantes devem ser considerados nessa avaliação. O Ministério de Agricultura e Pecuária será o responsável por estabelecer as normas e regulamentações para operacionalizar essa nova modalidade de garantia.

O projeto original, de autoria do deputado Max Lemos (PDT-RJ), foi modificado por Honaiser para incluir a atuação do órgão estadual na supervisão e controle do processo. Segundo o relator, a intenção é ampliar as possibilidades de financiamento para os produtores rurais, especialmente para os pecuaristas. Ele ressaltou a importância de ter uma previsão legal para garantir que as operações financeiras não encontrem obstáculos.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda precisará passar pelas comissões de Finanças e Tributação, além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada em todas as instâncias, a utilização de animais como garantia de financiamentos rurais poderá se tornar uma realidade no país, trazendo novas possibilidades para os produtores do setor.

Sair da versão mobile