De acordo com as transcrições dos áudios de comunicação entre os pilotos da aeronave e a torre de comando extraídas da caixa-preta, o avião saiu de Cascavel (PR) com destino a São Paulo e caiu em Vinhedo, próximo à capital paulista. A investigação do Cenipa continuará abordando a situação de manutenção da aeronave, enquanto a investigação de responsabilidade civil e criminal ficará a cargo da Polícia Federal.
Durante uma audiência pública realizada pela comissão externa que acompanha as investigações do acidente, o Chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, explicou que a investigação feita pelo órgão busca garantir a segurança no transporte aéreo, visando evitar a recorrência de acidentes como esse. Marcelo Moreno detalhou que a aeronave estava certificada para voar em condições de gelo e que a tripulação era treinada para lidar com essas situações.
No entanto, questionamentos surgiram durante a audiência, principalmente em relação ao funcionamento do sistema de degelo da aeronave. O relator da comissão externa, deputado Padovani, levantou dúvidas sobre a manutenção da aeronave e por que o sistema de degelo foi acionado e desligado várias vezes. A investigação sobre a possível falha no sistema de degelo ainda está em andamento, com foco na busca por respostas para entender as circunstâncias que levaram à tragédia.
Além disso, uma denúncia anônima encaminhada ao Ministério Público do Paraná acusou a Voepass de operar irregularmente em Cascavel, o que acrescenta mais um elemento a ser investigado no processo. A Polícia Federal foi designada para investigar as questões de responsabilidade criminal relacionadas ao acidente.
Em meio a essas investigações e questionamentos, a busca por respostas continua e a esperança é de que a análise aprofundada dos fatos traga luz sobre as causas do acidente e contribua para o aprimoramento da segurança no transporte aéreo.