Trágico acidente automobilístico acaba com a vida da esposa e das enteadas do ex-presidente da Funai. Uma perda irreparável.

Nesta terça-feira (5), ocorreu um trágico acidente na BR-020, em Formosa (GO), que resultou na morte da esposa e das duas enteadas do renomado sertanista e ex-presidente da Funai, Sydney Possuelo. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas manifestou seu profundo pesar diante dessa terrível tragédia.

A esposa de Possuelo, Rosita Mascarenhas Watkins, era uma defensora dos direitos dos povos indígenas e ativista social. Ela trabalhou na Embaixada do Reino Unido por duas décadas e, atualmente, estava envolvida na produção de um documentário internacional sobre a Amazônia e a trajetória do seu companheiro, Sydney Possuelo.

Rosita e Possuelo eram parceiros há sete anos e a ativista sempre se mostrou uma pessoa amável e solidária. Segundo a presidente da Funai, Joenia Wapichana, Rosita era uma grande amiga e sempre demonstrava preocupação com o bem-estar dos outros. A última vez que ela esteve com Joenia foi em um evento convocado pelo Cacique Raoni Metuktire, na Aldeia Piaraçu, em julho de 2023. Na ocasião, foi anunciada a aprovação dos estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhĩnore, localizada nos estados do Pará e Mato Grosso.

O evento intitulado “Chamado de Raoni” foi organizado com o objetivo de promover a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil, criando uma plataforma unificada de reivindicações em defesa de seus direitos territoriais, culturais e ambientais.

Quanto ao acidente, o veículo em que Rosita e sua família estavam colidiu frontalmente com uma carreta. Infelizmente, apenas a criança de 10 anos, que é neto de Rosita, sobreviveu sem ferimentos graves. Tanto o motorista da carreta quanto o condutor do carro também não apresentaram lesões que requeriam hospitalização imediata.

Segundo relatos do motorista da carreta, ele seguia para Formosa enquanto o veículo de passeio se dirigia à Bahia, resultando na colisão frontal entre os dois veículos. A pista teve que ser limpa devido ao vazamento de óleo no local.

A morte de Rosita e suas enteadas é uma grande perda não apenas para Sydney Possuelo, mas também para toda a comunidade indígena e para aqueles que lutam pelos direitos dos povos originários do Brasil. Esse triste incidente serve como um lembrete da importância de cuidar da segurança nas estradas e da necessidade de investir em medidas para prevenir acidentes desse tipo. A Funai e todos aqueles que conheciam e admiravam Rosita Watkins e sua família estão profundamente enlutados por essa perda irreparável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo