Cidadãos afegãos são realocados do litoral paulista para abrigo seguro na cidade de Guarulhos. Segurança e acolhimento são prioridades.

Um grupo de refugiados afegãos que estava temporariamente abrigado na Praia Grande, na Baixada Santista, foi transferido para abrigos na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Dois ônibus com 74 pessoas deixaram a Praia Grande na última segunda-feira (11) em uma operação realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em conjunto com a Casa Civil, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Para dar suporte a essa ação, a prefeitura de Guarulhos recebeu um repasse de R$ 2 milhões do governo federal para abrir mais 80 vagas destinadas a migrantes e refugiados na cidade. Esse valor será utilizado exclusivamente para acomodar os afegãos que foram levados para a Praia Grande no início de julho, após um surto de sarna no acampamento provisório.

Atualmente, Guarulhos conta com um total de 257 vagas específicas de acolhimento para migrantes e refugiados, sendo 207 gerenciadas pelo município e outras 50 pelo governo estadual. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, a nova residência não será destinada aos afegãos que chegam ao aeroporto, como as outras casas de acolhimento da cidade. Ele ressalta que o acolhimento desses refugiados não é responsabilidade da prefeitura, e sim do governo federal, que ainda não definiu uma política permanente para esse acolhimento.

Além do repasse de verbas, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social está trabalhando para inserir essas pessoas no Cadastro Único, o que possibilitaria que elas fossem atendidas pelas políticas públicas brasileiras, como o Programa Bolsa Família, que realiza transferência de renda.

É importante ressaltar que em setembro de 2021, o Governo Federal emitiu a Portaria Interministerial nº 24, estabelecendo as diretrizes para a concessão de vistos e autorizações de residência para indivíduos em situações de acolhida humanitária. Com o aumento no número de afegãos chegando ao Aeroporto Internacional de Guarulhos no final de 2022, o MDS passou a dar apoio técnico aos governos estadual e municipal e a participar de reuniões de alinhamento.

A pasta também repassou recursos emergenciais para a oferta de ações socioassistenciais, visando promover a inclusão desses refugiados nas demais ofertas do Sistema Único de Assistência Social e apoiar o acesso aos direitos. O objetivo é garantir o acolhimento provisório desse público e atender às suas necessidades imediatas.

Portanto, a transferência dos afegãos da Praia Grande para Guarulhos é mais uma etapa desse processo de acolhimento e busca de apoio às pessoas que deixaram o Afeganistão em busca de segurança e melhores condições de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo