A Festa do Livro da UnB contempla a valorização das pensadoras negras em evento cultural imperdível.

A Universidade de Brasília (UnB) está se preparando para sediar sua primeira Festa do Livro, um evento que busca trazer a tradição das feiras de livros de editoras universitárias para a capital brasileira. A festa ocorrerá entre os dias 19 e 21 de outubro, no mezanino do Minhocão Sul, e terá como tema central o protagonismo de pensadoras e autoras negras.

A diretora da Editora UnB, Germana Henriques, explica que o tema foi escolhido para puxar o debate sobre a participação das mulheres negras em todas as esferas de interesse. Ela acredita que é importante refletir sobre o protagonismo da mulher negra não apenas dentro da universidade, mas também na comunidade do Distrito Federal como um todo.

O evento contará com a participação de 35 editoras, quatro lançamentos, quatro palestras, uma mesa-redonda, um workshop e um minicurso. Além disso, haverá exibições de ilustrações selecionadas em um concurso promovido pela Editora UnB e a divulgação dos resultados de um edital de ensaios. Também está previsto o lançamento conjunto de obras do Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis, constituído por professoras universitárias.

A programação da Festa do Livro abordará diversos temas relevantes, como a análise da política de cotas raciais, o lema “vidas negras importam”, a relação entre corpos negros e homossexualidade e uma análise do racismo como neurose cultural, inspirada no trabalho da antropóloga Lélia González.

Uma das grandes vantagens do evento é que todas as editoras participantes venderão livros com desconto de pelo menos 30%. No caso da Editora UnB, os preços terão reduções ainda maiores, variando entre 40% e 50%.

Além da feira do livro, haverá também a Feira da Viração, onde os funcionários da UnB venderão artesanatos, bijuterias e itens usados. A ideia é transformar o evento em algo mais do que apenas uma feira, gerando um clima descontraído e festivo para os participantes.

De acordo com Germana Henriques, a ideia da Festa do Livro já estava em gestação desde 2016, mas uma reestruturação na universidade e na própria editora acabou adiando a iniciativa. A primeira edição estava planejada para 2019, mas a pandemia de covid-19 causou novo adiamento.

A expectativa é que a Festa do Livro se torne uma tradição no Distrito Federal, ocorrendo todos os anos no segundo semestre, assim como acontece em editoras universitárias de outras capitais. A programação completa do evento pode ser conferida no site festadolivro.unb.br, bem como nas redes sociais da Editora UnB no Facebook, Instagram e Tik Tok.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo