Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem circular com CRLV 2023 a partir de domingo

A partir deste domingo (1º), os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) exercício 2023. Essa determinação foi estabelecida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O CRLV pode ser apresentado tanto na versão digital pelo celular quanto impresso em papel A4.

Os veículos com placas terminadas em 3, 4 e 5 têm um prazo maior para portar o documento de 2023, até o dia 31 de outubro. Vale ressaltar que o CRLV é um documento de porte obrigatório e deixou de ser emitido em papel desde janeiro de 2021, seguindo a Resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito.

Para ter acesso ao CRLV eletrônico (CRLV-e), é necessário que todos os débitos estejam quitados e não haja restrições veiculares. O usuário pode baixar o CRLV-e no celular através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou acessá-lo no Portal de Serviços do DENATRAN. Caso o proprietário não consiga baixar ou imprimir o CRLV-e, ele deve solicitar atendimento através do site do Detran-PE, na aba Veículos, seguindo as orientações para emissão do CRLV impresso.

Circular com o CRLV fora de validade pode acarretar uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também fica sujeito a remoção para o depósito do Detran até que a situação seja regularizada e esteja devidamente licenciado. Os veículos com placas terminadas em 6, 7 e 8 têm até o final de novembro para utilizar o CRLV antigo, enquanto os que finalizam por 9 e 0 têm até o fim de dezembro.

É importante seguir todas as orientações do Detran-PE e garantir que o veículo esteja devidamente licenciado. Caso haja dúvidas sobre como obter o CRLV-e, o portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) disponibiliza um passo a passo para a obtenção do documento em formato digital ou impresso. É fundamental estar em dia com as obrigações para evitar problemas futuros no trânsito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo